O JavaScript começou com um projeto de Brendan Eich, em abril de 1995, sob o nome Mocha, que pretendia implementar scripts em páginas web através do navegador da NetScape. Em setembro do mesmo ano a linguagem foi oficializada com nome de LiveScript e ainda no mesmo mês foi alterada para JavaScript. Na mesma época a Sun Microsystems estava implementando as applets (programa em Java que roda em web browsers), mas o JavaScript (há quem diga que o nome foi uma estratégia para atrair os programadores, pois o Java estava muito popular na época) mostrou-se mais prático de trabalhar e assim se popularizou. Em 1996 a NetScape anunciou que o JavaScript estaria, a partir de então, submetido aos padrões da Ecma International. Assim surgiu o ECMAScript que é a base para linguagens como JavaScript, JScript e ActionScript.O primeiro navegador a rodar essa linguagem foi o NetScape 2.0 B3, lançada em 1995 e que ajudou a popularizar ainda mais o browser.
Um erro recorrente entre as pessoas é em confundir Java com JavaScript dizendo que são a mesma coisa, mas deixo claro que Java é uma linguagem e JavaScript é outra. Na época que lançou o nome a confusão era maior ainda, pois não havia tanta informação sobre o assunto como agora.
Há um boato na internet em que a linguagem foi derivada do ScriptEase, linguagem, inicialmente conhecida como Cmm(C minus minus), desenvolvida pela Nombas( na qual hoje não existe mais, pois foi comprada pela Openwave em 2004). Porém essa informação não se procede. No próprio Wikipédia, na página sobre a Openwave, em inglês, esse erro esta presente (até o momento dessa postagem). O Breent Noorda comentou que em uma conversa com o Brendan Eich, o desenvolvedor do JavaScript não fazia ideia da existência do ScriptEase quando começou a desenvolver o Mocha. Porém, na época que foi lançado o LiveScript, rodavam códigos de engenharia reversa em versões do NetScape 2.0, e versões posteriores, que pareciam embutir códigos do ScriptEase para realizar animações, validação de formulários em client-side. Mas para quem conhecesse bem o LiveScript e o ScriptEase conseguiria ver a clara diferença entre as duas linguagens.
Você pode ler o comentário deles, em inglês, através desse link: https://www.quora.com/How-did-ScriptEase-influence-the-design-of-JavaScript
Versões:
![]() |
| www.wikipedia.org |



Nenhum comentário:
Postar um comentário